Blog

À medida que envelhecemos, é comum observar uma diminuição na quantidade de horas ( idosos podem dormir em média 1 hora a menos que adultos) e na qualidade do sono.

Existem algumas razões pelas quais isso ocorre, como por exemplo, a mudança nos ritmos circadianos, que pode resultar em uma tendência a dormir mais cedo à noite e acordar mais cedo pela manhã. Ocorrem mudanças nos níveis de hormônios que afetam o sono, como a melatonina.

A maior ocorrência de doenças como a doença de parkinson, dores crônicas, doenças reumatológicas pode afetar o sono.

Com o passar da idade, podem ocorrer mudanças no estilo de vida , como a redução da atividade física e a ingestão excessiva de cafeína ou o consumo de álcool antes de dormir.

Idosos costumam fazer uso de várias medicações para comorbidades médicas que vão adquirindo ao longo da vida, e muitos desses medicamentos possuem como efeitos colaterais uma interferência na qualidade e ou quantidade do sono.

Portanto é fundamental adotar hábitos saudáveis, como manter uma rotina regular de horários para dormir e acordar, criar um ambiente propício para o sono e buscar orientação médica se houver dificuldades significativas para dormir.

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes