Os médicos não têm como prever quem irá cometer o suicídio, porém podem detectar e tentar diminuir os riscos de uma tentativa. Alguns fatores se tornam risco para o suicídio e identificá-los será uma forma de proteção ao paciente.⠀⠀
Fatores principais de risco:⠀
▶ Tentativa prévia de suicídio - Pacientes que já tentaram suicídio têm de 5 a 6 vezes mais chances de tentar novamente.⠀
▶ Doença Mental - Sabe-se que a maioria dos que cometem suicídio possuem uma doença mental, muitas vezes não diagnosticada, não tratada ou tratada de forma inadequada.⠀

Outros fatores de risco:⠀
▶ Presença de Desesperança, desespero, desamparo e impulsividade.⠀
▶ Idade - O Suicídio tem se tornado bastante comum entre jovens e adolescentes. Envolve muitas vezes o abuso de substâncias, problemas familiares e sociais, história familiar, rejeição e abusos na infância.⠀
Entre os idosos, outra faixa etária de risco, os fatores envolvidos muitas vezes são: perda de parentes, solidão, enfermidades degenerativas, a sensação de ser peso para a família.⠀
▶ Gênero – O suicídio concretizado entre os homens é 3 vezes mais frequente que em mulheres, mas as tentativas de suicídio são 3 vezes maiores entre as mulheres. ⠀
▶ Doenças como câncer, HIV, Parkinson, cardiovasculares, pulmonares, reumatológicas.⠀
▶ História familiar – O risco aumenta entre aqueles com história familiar de suicídio ou tentativa de suicídio.⠀
▶ Fatores Sociais – Desempregados ou com falta de qualificação para o trabalho, pessoas solitárias também estão em risco.⠀

Alguns fatores são considerados protetores, porém não muito estudados: autoestima elevada; presença de bom suporte familiar; laços sociais bem estabelecidos com família e amigos; religiosidade independente da afiliação religiosa e ter razão para viver; ausência de doenças mentais; estar empregado; ter crianças em casa; senso de responsabilidade com a família; capacidade de adaptação positiva; capacidade de resolução de problemas além de acesso a serviços e cuidados de saúde mental.