Blog

Você já teve ou conhece alguém que tenha aquela vontade irresistível de mexer as pernas quando está parado (principalmente antes de dormir) para tentar aliviar alguma sensação desconfortável que muitas vezes é difícil de definir? Essa necessidade tem nome: Síndrome das Pernas Inquietas ou síndrome de Ekbom.

Andar, mover constantemente as pernas enquanto estão sentados ou deitados, esfregar uma perna na outra, virar na cama com frequência, são tentativas para minimizar ou impedir as sensações. Os sintomas (sensação de desconforto e necessidade premente de mover as pernas; Dor; Formigamento; Arrepios; Pontadas) são piores à noite e algumas pessoas têm dificuldade em adormecer e permanecer dormindo.

A causa da síndrome não é bem conhecida. Sabe-se que, além da predisposição genética, a deficiência de dopamina e de ferro em áreas motoras do cérebro está associada à ocorrência de movimentos involuntários e repetitivos característicos da síndrome. Também parece estar relacionado ou acompanhar os seguintes fatores ou condições subjacentes: doença renal e hemodiálise, falta de ferro, medicamentos, como remédios contra a náusea, medicamentos antipsicóticos, antidepressivos, e alguns remédios para resfriados e alergias, uso de álcool, nicotina e cafeína, gravidez, especialmente no último trimestre. A privação do sono e apneia do sono também pioram a situação.

Fique atento e consulte sempre o médico.