Blog

Apneia do Sono, que é a interrupção da respiração por alguns segundos ou minutos durante o sono e que pode levar à qualidade de sono ruim, fadiga e sonolência no dia seguinte, quando não diagnosticada ou não tratada pode afetar a saúde do coração e duplicar o risco de morte.

Toda vez que existe uma interrupção na respiração, existe uma tendência à queda da oxigenação do sangue e com isso altera-se a pressão dentro do tórax e aumentam marcadores de inflamação, os quais podem causar mais prejuízos na função cardíaca. Nas paradas respiratórias durante o sono, os batimentos cardíacos a princípio diminuem, mas, em seguida, reflexos involuntários fazem com que haja uma micro-excitação, e isso faz com os batimentos cardíacos acelerem rapidamente e façam a pressão arterial subir, podendo levar a condições como pressão alta crônica, de difícil controle, espessamento das paredes de vasos do coração, devido ao aumento da carga de trabalho cardíaco. Todas essas alterações comprometem a capacidade do coração funcionar com eficiência.

O médico do sono pode tratar este distúrbio com eficácia, diminuindo o risco de desenvolver complicações cardiovasculares.

 

Beijos,

Dra. Lais Fardim Novaes.