Um estudo do setor de psiquiatria da revista científica The Lancet, sugere que doenças mentais ou neurológicas podem ser sequelas da covid-19.

As sequelas da covid-19 ainda não são completamente conhecidas pela comunidade médica, por isso muitos estudos estão em andamento e um deles é sobre a doença mental como sequela.

O estudo Psychiatry, analisou registros de saúde de 236.379 pacientes, a maioria nos Estados Unidos, e concluiu que 34% deles foram diagnosticados com doenças psiquiátricas ou neurológicas até 6 meses depois de ter covid-19 e os quadros mentais mais comuns foram: ansiedade (17% das pessoas), transtornos de humor (14%), abuso de substâncias controladas (7%) e insônia (5%). As doenças neurológicas foram mais incomuns, mas as mais encontradas foram: AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico (2,1%), demência (0,7%) e hemorragia cerebral (0,6%).⠀

Os distúrbios são significativamente mais comuns em pacientes da covid-19 do que em grupos de comparação com pessoas que se recuperaram da gripe ou de outras infecções respiratórias no mesmo período de tempo, disseram os cientistas, sugerindo que a covid-19 tenha um impacto específico.⠀

Outro estudo mostra que um em cada três sobreviventes da covid-19 foi diagnosticado com alterações cerebrais ou psiquiátricas dentro de seis meses.⠀

Os pesquisadores que conduziram a análise disseram que não está claro como o vírus está ligado a condições psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão, mas que esses são os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios que foram considerados.⠀