Blog

Os números mostram que a cada 100 habitantes, 17 têm pensamentos suicidas, 5 planejam, 3 tentam e 1 pessoa é atendida em pronto-socorro. ⠀

Sendo o suicídio o ato de provocar a própria morte de forma intencional e consciente, é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e orientações sexuais, e está presente em toda a história da humanidade. O suicídio é a consequência final de um processo.

Diversos fatores condicionam barreiras para a prevenção e podem impedir a detecção precoce e a prevenção do suicídio: O fato histórico de ser considerado um “pecado” durante muitos séculos, assim como a dificuldade de buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção sobre o assunto por parte dos profissionais de saúde e a ainda a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é possível prevenir o suicídio e para isto é necessário que todos os profissionais de saúde estejam aptos a reconhecerem os fatores de risco presentes, e ainda, a avaliação sistemática do risco de suicídio deve fazer parte da prática clínica de qualquer médico.

Para uma prevenção bem-sucedida, é necessário lutar contra esse tabu- precisamos falar abertamente sobre o assunto!

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes