Blog

Quem nunca se perguntou... Será que existe alguma relação entre os sonhos e a vida real? Por que temos pesadelos e o que eles querem nos dizer sobre nossa vida cotidiana?

Para o cérebro não faz diferença se é sonho ou realidade. As recordações das experiências que registramos dormindo são vivas, pois os sonhos refletem o que está se processando na dimensão emocional e cognitiva da vida real. A vida é um contínuo, ela não é fragmentada entre sono e vigília. Dormindo, expressamos como lidamos com as questões do dia. Os sonhos não são invenções das mentes despertas, são estados de experiências conscientes, que revelam percepções e pensamentos enquanto dormimos, mesmo estando desconectados do ambiente externo.

Mas se o sonho está diretamente ligado ao que vivemos, como explicar o pesadelo?

Analisar os sonhos ajuda a pessoa a estar em contato com processamentos internos, cognitivos e emocionais, que auxiliam na vida interna. Por exemplo, em alguns casos a pessoa sonha repetidamente com o mesmo conteúdo angustiante, com pequenas variações, e com isso reflete a angústia que ela pode estar sentindo e não consegue dissolver dentro dela.

O pesadelo é um alerta que pode dar a oportunidade para acessar esse desconforto que a pessoa tem e tentar solucioná-lo ou buscar ajuda terapêutica para superar aquela situação.

Consulte o médico do sono para maiores esclarecimentos.

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes