Blog

Sonambulismo é um distúrbio que se manifesta durante o estágio mais profundo do sono, o sono de ondas lentas, não-REM. Nele há uma mistura dos estados da vigília e do sono não-REM. É como se houvesse um despertar incompleto, no qual uma parte do cérebro acorda enquanto outras partes estão no sono NREM.

O transtorno se caracteriza pela realização de atividades motoras sem a pessoa ter consciência plena do que está fazendo, uma vez que parte de suas funções cerebrais continuam adormecidas, e ela permanece num estado de transição entre o sono e a vigília. Por isso, na manhã seguinte, os sonâmbulos não lembram, ou lembram muito pouco, o que aconteceu durante a noite.

O sonambulismo é considerado um distúrbio do sono, por representar risco para a pessoa por quedas, cortes e acidentes quando em estado sonambúlico.

Em crianças acontece devido a uma imaturidade do sistema nervoso central, mas quando eles crescem a tendência é haver uma diminuição desses episódios. Caso persistam na fase da adolescência ou adulta estão associados ao estresse, privação de sono.

O uso de medicamentos pode amenizar os sintomas, mas não trata a causa, portanto, a psicoterapia é altamente recomendada para pessoas com este distúrbio, além de cuidados com a higiene do sono, para garantir quantidade e qualidade adequadas de sono.

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes