Blog

O ”Hormônio do Sono” , como é conhecida a Melatonina, está liberado no Brasil, porém os médicos pedem muita cautela na hora de comprar e utilizar esse produto.

" Não existe sequer uma diretriz no mundo que indique a melatonina como tratamento para insônia", aponta a neurologista Dalva Poyares, pesquisadora do Instituto do Sono de São Paulo e também e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O suplemento de melatonina, que teve liberação pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no dia 15/10/21, está à venda desde o início de dezembro em formato de comprimidos e gotas. Antes, esse produto só estava disponível em farmácias de manipulação, com exigência de receita assinada por um médico.

Vale lembrar que a Anvisa liberou, mas impôs algumas restrições ao uso:
- A primeira é que ela só poderá ser tomada por pessoas com mais de 19 anos de idade e a dosagem é de, no máximo, 0,21 miligramas por dia, sendo que nos EUA e Europa, a dose diária pode chegar a 5mg.

- As embalagens devem conter a advertência de que esse produto não deve ser consumido por "gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante".

A prática de uma boa higiene do sono já é uma excelente estratégia para ter uma boa noite de sono, portanto, se você apresenta constantemente dificuldades para pegar no sono (ou manter-se dormindo), ronca durante a noite, tem sonolência ao longo do dia ou fica com aquela sensação de que o descanso noturno não foi reparador, consulte um médico do sono antes de comprar o produto na farmácia.

Nem toda pessoa necessita de ingerir melatonina!

Fonte: https://flip.it/kIm7mG

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes