Blog

Pesquisadores defendem início de aulas mais tarde após experiência de lockdown.

A pandemia trouxe muitas mudanças para todos. Dentre estas mudanças está o estudo remoto, as aulas online. Apesar de tal fato representar uma perda em relação a socialização entre os jovens, pesquisadores afirmam que um ganho importante foi a oportunidade de dormir por mais tempo, uma vez que não precisavam acordar cedo para ir à escola.

O adolescente traz consigo uma questão biológica:
Nessa faixa etária de 13 a 18 anos, ocorre uma tendência de atraso na produção e na curva da melatonina, o hormônio que nos induz ao sono. O que atrasa também o início do sono no jovem é o uso de eletrônicos a noite, com exposição à luz azul. O adolescente também costuma precisar de mais horas de sono, o ideal de 9 a 10h por noite, o que representa mais que a necessidade de um adulto.

@absono defende que adiem o horário de início das aulas matinais, para no mínimo 8h da manhã a fim de reduzir o déficit de sono entre os jovens. Mas explica também que entrar mais tarde na escola não pode ser confundido com ir dormir ainda mais tarde ou passar mais tempo diante de eletrônicos à noite.

Leia a matéria completa em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59917371

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém! Vamos espalhar informação de qualidade por aí !

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes