O bem-estar do médico como um indicativo de qualidade no atendimento aos pacientes.⠀

Como em toda profissão, a medicina tem muitos desafios e, por se tratar de cuidar de vidas, acaba se tornando muito estressante, o que 46% dos médicos concordam. Uma rotina de plantões, lidar com a morte e sofrimento do outro, a constante busca de atualização e conhecimento, a pressão das instituições às quais muitos médicos estão vinculados, tudo isso pode gerar inseguranças, medos e esgotamento mental. Além disso há uma vida pessoal e familiar que precisa ser gerida.⠀

Falando um pouco sobre os Riscos de adoecimento do médico …⠀
• A taxa de suicídio entre médicos é seis vezes maior que da população geral;⠀
• 1 em cada 5 médicos recém-formados não seguiriam novamente a carreira.⠀
• Maior risco de depressão;⠀
• Maior risco de doenças cardiovasculares;⠀
• Aumento de falhas na atenção.⠀
Mas o que fazer? ⠀

Algumas medidas podem ser eficazes : melhorar o controle do médico sobre seu ambiente de trabalho, melhorar o fluxo do serviço com a redução de burocracias, melhorarão a qualidade de trabalho. Mas também incentivar o autocuidado, a mudança de estilo de vida, atividade física, ter horários e qualidade na alimentação, criar uma rotina que seja agradável e possível de cumprir, praticar meditação.⠀

“O bem-estar do médico é essencial para oferecer o bom exemplo ao paciente, além de garantir que o profissional esteja em sua melhor atuação ao atender alguém. “⠀

Beijos,⠀
Dra. Lais Fardim Novaes⠀