Blog

Os probióticos ganharam bastante relevância nos últimos tempos em toda a área médica, com diversos estudos.

Eles são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como microrganismos vivos, ou seja, bactérias, que, quando ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde.

Os probióticos são bactérias do bem, que ajudam a melhorar a nossa saúde.

Os estudos descobriram que eles podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão, e os pesquisadores intitulam probióticos com benefícios comprovados no eixo intestino-cérebro, de psicobióticos, para enfatizar sua capacidade de melhorar o comportamento e a mente.

Mostraram que a suplementação com psicobióticos aliviou os sintomas de depressão, conseguindo, até mesmo, efeitos similares às terapias antidepressivas tradicionais, além disso os tratamentos atenuaram os sintomas de ansiedade e melhoraram a cognição e o metabolismo.

Vale lembrar que ainda não existe consenso entre os especialistas sobre qual é a dose adequada do psicobiótico a ser consumida para obter benefícios sobre o eixo microbiota-intestino-cérebro.

Ainda estamos no início do processo de descoberta do papel dos psicobioticos na psiquiatria, mas estamos vendo em estudos resultados promissores!

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes