Instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, a ideia é chamar a atenção pública global em relação a questão da saúde mental, que é tão importante quanto a saúde física.
⠀
Estima-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo, e no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina.
Precisamos estar atentos aos sintomas de alerta para os transtornos mentais, como alterações no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais e tantas outras sinalizações alteradas.
A falta de conhecimento, vergonha de ter um transtorno mental ou de fazer terapia, medo da rejeição e das críticas, receio da reação da família, são fatores que contribuem para ignorar tanto os sinais físicos e mentais.
Os transtornos mentais, independentemente de sua gravidade, são hoje uma das doenças mais incapacitantes do século XXI, e a depressão é uma das doenças que mais tem relação com fatores de risco de suicídio.
Os problemas, as dificuldades e os desafios sempre vão existir e fazem parte de nossas vidas, mas como lidamos com tudo isso é que nos mantém saudáveis.
Como anda sua saúde mental? ⠀
⠀⠀
Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes
10 de outubro - Dia Mundial da Saúde Mental⠀
- Detalhes