Blog

Muitas crenças e curiosidades rodearam o sonho através da história. Muitas invenções e criações tiveram partida após sonhos de idealizadores, como por exemplo, Paul McCartney, que declarou que criou a música Yesterday após sonhar com ela durante uma noite de sono.

Os sonhos concentram-se na fase REM do sono, mais para o final da noite. Por isso, muitas vezes quando o despertador toca, acordamos lembrando do sonho que estávamos tendo.
Muitas pesquisas foram realizadas e em 2015 foi publicado que pessoas com transtorno comportamental do sono REM referiam não se lembrar dos sonhos por longos anos, mesmo em situações em que a ausência da atonia muscular permitia que eles os reproduzissem.

A partir daí, passou-se a estudar o motivo por que umas pessoas lembram e outras não dos seus sonhos.

Muitos fatores podem influenciar na lembrança do sono, como: o gênero (mulheres lembram mais), criatividade, tempo de sono, frequência dos despertares noturnos, memória visual e até mesmo tipos de personalidade.

Portanto, é MITO, o sonho não é privilégio de alguns, trata-se de uma habilidade espontânea e universal. O que ocorre é que muitos não se lembram dele, mas o fato é que trazem experiências sensoriais e emocionais.

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes