Blog

Os suplementos são substâncias naturais, extraídas de plantas ou produzidas em laboratório imitando os mesmos componentes encontrados na natureza. Incluem vitaminas, minerais, aminoácidos e lipídeos – os mesmos que são encontrados nos alimentos. Certas substâncias bioativas como antioxidantes, energéticos e termogênicos também são considerados suplementos, por terem efeitos positivos sobre a saúde e o bom funcionamento do corpo, mente e cérebro. Por isso, muitos pacientes não relatam, na hora da consulta, que fazem uso desses suplementos ou fórmulas.

Mas, fica o alerta: nem sempre natural quer dizer inerte, pois podem interagir com algumas medicações, podendo levar a graves reações, como por exemplo:

1. 5HTP: presente em quase todas as fórmulas, muito receitado atualmente, está em praticamente todas as fórmulas para reeducação alimentar, dietas, melhor performance na academia. Perigo: combinado com alguns antidepressivos, pode levar a uma reação grave chamada “síndrome serotoninérgica” (reação potencialmente fatal que tende a provocar temperatura corporal alta, espasmos musculares e ansiedade ou delírio).

2. Termogênicos em geral: podem agravar quadros de ansiedade.

3. Não é só na psiquiatria, o chá de graviola, por exemplo, corta o efeito de quimioterápicos.

Vale lembrar que um estilo de vida saudável é primordial para a saúde mental, porém não substitui os tratamentos psiquiátricos indicados pelo seu psiquiatra. Na consulta, conte tudo e tire todas as dúvidas com o seu médico.

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes