A tecnologia tem trazido inúmeras vantagens, como a facilidade de comunicação e acesso à informação, e é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas.
Mas esse acesso à informação pode ter consequências negativas em nossa saúde mental quando passamos a nos desvincular da sociedade para permanecer mais tempo em frente às telas, não conseguindo controlar o seu uso com a vida real e social, o que pode além do isolamento provocar desconforto emocional, ansiedade, agitação, irritabilidade, tristeza.
Para evitar a dependência digital, é importante estabelecer limites de tempo de uso e ser consciente de como a tecnologia está afetando nossas vidas. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a estabelecer esses limites:
▶ Estabeleça horários para o uso de tecnologia: Designe horários específicos para checar o celular, redes sociais ou responder a e-mails, e evite o uso de dispositivos antes de dormir.
▶ Desconecte-se regularmente: Planeje períodos de tempo durante o dia em que você ficará longe da tecnologia, como sair para caminhar ou praticar atividades ao ar livre.
▶ Redesenhe seu ambiente: Crie um ambiente de trabalho ou espaço de descanso que incentive a desconectividade, como uma área sem dispositivos eletrônicos.
▶ Pratique atividades offline: Inclua atividades não relacionadas à tecnologia em sua rotina, como ler um livro, cozinhar ou praticar esportes.
▶ Conecte-se com outras pessoas: Não deixe a tecnologia roubar o seu tempo de lazer e interação com as pessoas ao seu redor.
Lembre-se de que a dependência digital é uma questão complexa e pode requerer tempo e esforço para superar. Se não está conseguindo mudar isso, procure um especialista em saúde mental.
Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes
Dependência Digital
- Detalhes