A apneia do sono é um distúrbio comum que afeta a respiração durante o sono. Pessoas com apneia do sono frequentemente experimentam interrupções na respiração que podem durar de alguns segundos a alguns minutos, resultando em uma diminuição dos níveis de oxigênio no sangue.
Os sintomas mais comuns da apneia do sono incluem ronco alto e intermitente, pausas na respiração durante o sono, despertar com uma sensação de sufocamento ou falta de ar, sono agitado, fadiga diurna, dificuldade de concentração, irritabilidade e dores de cabeça pela manhã. Pode ser causada por fatores como excesso de peso, idade avançada, flacidez muscular, alterações em anatomia de cabeça e pescoço, obstruções ou inflamações em vias aéreas. Há uma tendência familiar de ocorrência da doença.
É importante ressaltar que a apneia do sono é uma condição médica que precisa ser tratada adequadamente. O diagnóstico é feito por um especialista em sono, que pode recomendar um exame do sono ( polissonografia ) em um laboratório do sono ou em casa, para avaliar a frequência e a gravidade das interrupções na respiração.
O tratamento da apneia do sono pode incluir mudanças no estilo de vida, como perder peso, evitar o consumo de álcool e tabaco, dormir de lado no lugar de dormir de barriga para cima, intervenções fonaudiologicas e otorrinolaringológicas, e também pode envolver o uso de dispositivos de terapia respiratória.
É importante buscar ajuda médica, e com o tratamento adequado, controlar os sintomas da apneia do sono e ter uma boa noite de sono, o que é fundamental para uma boa saúde física e mental.
Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes
Apneia do Sono
- Detalhes