Blog

O Dia Mundial do Transtorno Bipolar é celebrado anualmente em 30 de março, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre essa condição mental complexa e desmistificar alguns dos estigmas associados a ela. O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças extremas de humor, que podem variar de episódios de mania a episódios de depressão profunda. Esses altos e baixos podem afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa, interferindo em suas relações pessoais, profissionais e até mesmo em sua capacidade de cuidar de si mesma.

Embora possa ser uma condição desafiadora para aqueles que vivem com ela, é importante lembrar que ela é tratável. Com um diagnóstico precoce e o tratamento adequado, muitas pessoas podem levar uma vida plena e significativa. O tratamento pode incluir medicação, terapia e a adoção de hábitos saudáveis de vida, como exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e sono adequado.

É fundamental que a sociedade se informe sobre esta e outras condições mentais, a fim de quebrar o estigma e o preconceito em torno delas. A conscientização sobre o transtorno bipolar pode ajudar a encorajar as pessoas que sofrem com essa condição a buscar ajuda e tratamento, bem como a construir uma comunidade de apoio em torno delas.

Ah, e muito importante… precisamos nos informar pra evitar o “ super diagnóstico” dessa condição. Lembre - se: nem todo mundo que muda de humor ou de opinião rapidamente tem transtorno bipolar!

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes