Blog

Sentir muito sono durante o dia pode ser um sintoma de diversas situações ou condições, sendo importante avaliar cada caso individualmente. Aqui estão algumas informações relevantes sobre sonolência excessiva diurna:

Hábitos de sono inadequados: A privação crônica de sono, dormir por períodos insuficientes ou ter uma higiene do sono inadequada pode levar à sonolência durante o dia. É importante garantir que você esteja dormindo a quantidade de horas recomendada para sua faixa etária, que geralmente varia de 7 a 9 horas por noite para adultos.

Distúrbios do sono: Algumas condições podem afetar negativamente a qualidade do sono. Exemplos comuns: apneia do sono, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas e distúrbios do ritmo circadiano.

Estilo de vida e fatores ambientais: Isso inclui falta de atividade física regular, má alimentação, consumo excessivo de cafeína ou álcool, estresse crônico, trabalhar em turnos noturnos ou em horários irregulares, entre outros. Avaliar e ajustar esses fatores pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir a sonolência diurna.

Condições médicas subjacentes: Além dos distúrbios do sono mencionados anteriormente, certas condições médicas, como anemia, hipotireoidismo, diabetes, depressão ou distúrbios psiquiátricos, podem estar associadas à sonolência excessiva durante o dia.

É importante ressaltar que cada pessoa é única, e a sonolência excessiva diurna pode ter diferentes causas. Se você está preocupado com seu nível de sonolência durante o dia, recomenda-se buscar orientação com o médico do sono para uma avaliação adequada. O profissional de saúde poderá realizar uma investigação completa e fornecer orientações específicas com base na sua situação particular.

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes