Blog

O medo é uma emoção natural e adaptativa que todos nós experimentamos em situações ameaçadoras. Ele serve como um mecanismo de defesa, nos alertando para possíveis perigos. Por exemplo, sentir medo ao se deparar com uma cobra venenosa é normal e saudável.

Já a fobia vai além do medo comum. É um medo intenso, irracional e persistente em relação a algo específico, como aranhas, altura ou lugares fechados. Esse medo excessivo interfere na vida diária da pessoa, causando ansiedade e evitando determinadas situações, ou seja, a fobia é um transtorno mental.

Enquanto o medo pode ser passageiro e proporcional à ameaça real, a fobia é desproporcional e pode causar sofrimento significativo. É importante lembrar que as fobias podem ser tratadas e superadas com o apoio adequado de profissionais de saúde mental.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando uma fobia, procure ajuda de um psiquiatra. Ele está preparado para oferecer o suporte necessário no processo de enfrentamento e superação das fobias.

Compartilhe esse conhecimento para ajudar mais pessoas a entenderem a diferença entre medo e fobia! 🌟

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes