Blog

Alguns estudos mostram que as mulheres possuem uma qualidade do sono pior do que a dos homens. Sabia disso?

Diversos fatores podem contribuir para essa diferença, incluindo fatores hormonais, psicológicos e sociais.

Uma das principais razões para as mulheres terem um sono de qualidade inferior está relacionada aos ciclos menstruais e às flutuações hormonais que ocorrem ao longo do mês. Durante o período menstrual, algumas mulheres podem experimentar desconforto físico, dores e mudanças de humor que podem interferir no sono. Além disso, a síndrome pré-menstrual e a menopausa também podem afetar a qualidade do sono nas mulheres.

Fatores sociais e psicológicos também podem influenciar a qualidade do sono nas mulheres. As mulheres tendem a assumir mais responsabilidades familiares e profissionais, o que pode levar a uma maior carga mental e dificuldade em relaxar antes de dormir. Além disso, a prevalência de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, é maior entre as mulheres, e esses transtornos podem interferir na qualidade do sono.

É importante ressaltar que cada indivíduo é único e que nem todas as mulheres enfrentam problemas de sono. No entanto, se uma mulher estiver enfrentando dificuldades recorrentes com o sono e isso estiver afetando sua qualidade de vida, é recomendado buscar orientação médica para avaliação e tratamento adequado.

Beijos,
Dra. Lais Fardim Novaes