Blog

Segundo a OMS, cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais e o Brasil lidera o ranking de ansiosos e deprimidos na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas acometidas.

Alguns transtornos mais comuns no Brasil:

1 - Depressão: mais de 13% da população. Um dos transtornos mais prevalentes, a depressão causa uma profunda sensação de tristeza persistente, afetando o humor, o sono, energia, apetite e concentração.

2 - Transtorno de Ansiedade: Em torno de 9,3% da população. A ansiedade excessiva afeta milhões de brasileiros, resultando em preocupações intensas, nervosismo, ataques de pânico.

3 - Transtorno Bipolar: Caracterizado por mudanças extremas de humor, o transtorno bipolar impacta significativamente a vida cotidiana, alternando entre episódios de euforia ( ou irritabilidade) e depressão.

4 - Transtornos Alimentares: São condições complexas que afetam os hábitos alimentares, pensamentos e emoções. Exemplos incluem anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

5 - Transtorno do Pânico: Aproximadamente 6 milhões de brasileiros. Transtorno caracterizado por ataques súbitos e intensos de medo, muitas vezes acompanhados por sintomas físicos como palpitações e falta de ar entre outros.

Esses transtornos têm um impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar e reforçam a importância cada vez maior de cuidar da saúde mental, sem negligenciar os sintomas. Buscar ajuda profissional e promover a conscientização são passos essenciais para lidar com essas condições de forma eficaz.