Blog

Você sabia que gostar de acordar cedo pode ser uma herança dos nossos ancestrais neandertais? 

De acordo com um estudo publicado na revista Science Advances, pessoas com uma quantidade maior de DNA neandertal em seu genoma tendem a ser mais matutinas, ou seja, preferem acordar e dormir mais cedo. 

Os pesquisadores analisaram dados genéticos e de sono de mais de 4.000 pessoas e descobriram que aquelas com uma proporção maior de DNA neandertal eram mais propensas a serem “cotovias”, enquanto as com menos DNA neandertal tendiam a ser “corujas”. 

Mas por que isso acontece? Os cientistas acreditam que os neandertais, que viveram na Europa e na Ásia há milhares de anos, podem ter se adaptado a padrões de sono mais matutinos para aproveitar a luz do dia e evitar os perigos noturnos. 

Essas adaptações genéticas teriam sido transmitidas para alguns de nós, influenciando nossos hábitos de sono até hoje. 

É fascinante ver como a nossa história evolutiva pode afetar nossas preferências e comportamentos modernos, não é mesmo? 

Mas lembre-se: independentemente do seu cronotipo, estabelecer uma rotina de sono saudável e consistente é fundamental para o seu bem-estar. Se você precisa de ajuda para encontrar o equilíbrio ideal, estou aqui para apoiá-lo!