Blog

A depressão pós-parto acontece principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez e os sintomas incluem tristeza, desesperança, crises de choro, alterações de peso, de sono, de apetite, alteração de humor, sensação de inutilidade e muitas mulheres sentem que nunca mais voltarão a ser o que eram antes. O efeito pode afetar toda a família, colocando todos sob tensão.
É importante que a mãe tenha um bom suporte familiar, esteja sempre acompanhada de um profissional e saiba que existem medicamentos seguros para serem usados em tratamento para ansiedade e depressão, tanto durante a gravidez quanto durante a amamentação.
Um outro estado que pode atingir a mãe é o conhecido baby blues puerperal, que atinge a mãe nos primeiros dias do nascimento do bebê. É um adoecimento leve, que na maioria das vezes, com o suporte da família e amigos, os sintomas vão diminuindo até desaparecerem.
Os sintomas são: tristeza, choro fácil, dificuldade de controlar as emoções, irritabilidade e comportamento hostil.
Procure sempre um psiquiatra para fazer a diferenciação entre blues puerperal e depressão pós-parto e te orientar corretamente.