É um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais; ocorre devido ao paciente ter sofrido ou ter sido testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas como: violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provocadas, bullying infantil, situações de violência doméstica, situações que passam despercebidas na escola devido a dificuldades em adaptação (sociabilização) ou aprendizado (TDAH), dentre outros.

O paciente sempre que recorda do fato, revive as mesmas sensações de dor e sofrimento. Essa recordação, conhecida como, flashback, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais. Os sintomas podem manifestar-se em qualquer faixa de idade e levar meses ou anos para aparecer, são eles:
- Pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flashbacks, pesadelos;
- Isolamento social - fugir de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma;
- Taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.
- Sentimentos negativos: sentimentos de impotência e incapacidade em se proteger do perigo, perda de esperança em relação ao futuro, sensação de vazio.

O tratamento sempre será indicado pelo médico, somente ele poderá dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre as orientações e NUNCA se automedique.