Blog


É uma condição em que a pessoa tem pensamentos e atitudes disfuncionais, não faz distinção entre certo e errado e não considera os direitos, desejos e sentimentos dos outros. Tende a explorar as outras para ter algum ganho, seja material ou mesmo pessoal e a ser hostil, manipuladora e a tratar as pessoas com frieza, insensibilidade e indiferença, causa problemas sem nenhum remorso.

Não se sabe ao certo quais são as causas do transtorno de personalidade antissocial. É muito provável que o fator genético esteja envolvido, mas há indícios de que fator ambiental também esteja relacionado ao aparecimento desse transtorno, principalmente na infância. Por exemplo, sabe que crianças que foram abusadas na infância, que cresceram com pais alcoólatras ou que tinham o transtorno de personalidade antissocial, que tenham pais negligentes, violentos, têm maior tendência a desenvolver a condição.

Não é possível diagnosticar esse transtorno antes dos 18 anos de idade. Por isso qualquer criança que apresente os sintomas do transtorno de personalidade antissocial é diagnosticada com transtorno de conduta. Nem toda criança com transtorno de conduta desenvolverá personalidade antissocial, mas este é um fator de risco.

Alguns sintomas desse transtorno: Desconsideração pelo que é certo ou errado; Uso persistente de mentiras e fraudes para explorar os outros; Uso de charme ou sagacidade para manipular os outros em prol de si mesmo; Egocentrismo, senso de superioridade, vaidade e exibicionismo; Dificuldades recorrentes com a lei; Abuso ou negligência com crianças; Hostilidade, irritabilidade significativa, agitação, impulsividade, agressão ou violência; Ausência de empatia com as outras pessoas e de remorso por prejudicar os outros; Comportamentos perigosos; Relacionamentos pobres ou abusivos; Comportamento irresponsável no trabalho; Dificuldade em aprender com as consequências negativas de seu comportamento.
Em geral, os sintomas começam na adolescência.

Em geral a pessoa que tem um transtorno de personalidade, não tem noção do problema, já que essas características fazem parte de sua personalidade e só buscam ajuda quando entram em problemas legais ou são forçadas a buscar tratamento por meio da justiça.

O histórico de sintomas na adolescência é importante. Por mais que não se possa fazer o diagnóstico desse transtorno antes dos 18 anos, ter sido diagnosticado com transtorno de conduta na infância ou adolescência são critérios de diagnóstico.
Procure o psiquiatra para maiores esclarecimentos.