Também conhecido por Transtorno de Personalidade Emocionalmente instável , é um problema de saúde que envolve as áreas de psicologia e psiquiatria.
No geral, os sintomas relacionados ao transtorno borderline incluem uma dificuldade e instabilidade nas relações interpessoais, que podem ocorrer diante de problemas no trabalho, família ou com amigos; são pessoas que reagem mal quando são frustradas, podendo chegar a cometer violência física.
Uma característica marcante desse transtorno é que a pessoa pode ir do amor intenso ao ódio, em minutos. Tem dificuldades no controle da raiva e angústia intensa e em casos extremos pode chegar a se machucar como forma de alívio.
Outras características das pessoas com transtorno de personalidade borderline são: Necessidade de atenção , dificuldade no controle dos impulsos cometendo excessos, Variação intensa do humor, ideias persistentes de automutilação ou suicídio e Depressão.
Acredita- se que parte da origem do transtorno encontra-se em conflitos emocionais pelos quais passou ao longo da vida, como mortes precoces de pessoas importantes , separações, abuso sexual e violência física, negligência afetiva , sobretudo na infância. Em muitos casos, o transtorno está associado a pessoas que cresceram em ambientes conturbados.
O transtorno de personalidade borderline com diagnóstico correto e tratamento adequado pode ter seis sintomas amenizados e até eliminados, garantindo boa qualidade de vida para as pessoas que têm essa síndrome.