Blog

O perfeccionismo apresenta um lado positivo quando motiva as pessoas a não se acomodarem, porém quando a busca incessante pela perfeição se torna uma obsessão pode trazer problemas de saúde como transtornos de ansiedade e até transtornos depressivos.

O perfeccionismo por si não é uma doença, mas quando ele passa a trazer sofrimento e dificuldades para seguir o dia a dia, indica que algo não vai bem. Há um alto grau exigências sobre si mesmo e a sensação de que nunca se está satisfeito. Por não saber o limite do possível e o perfeito, o indivíduo sempre está em estado de alerta e insatisfação, pode também experimentar o sentimento de raiva pelo não alcançado, problemas com o sono, irritabilidade, dores no corpo e dores musculares.


Muitas vezes, buscar a perfeição faz com que se deixe de fazer algo por pensar que não vai conseguir. Dificilmente um perfeccionista enxerga que este comportamento está causando sofrimento.

Para haver uma mudança é necessário reconhecer o problema. Existem algumas práticas que podem ajudar a reduzir um pouco da ansiedade do perfeccionista, como: práticas de respiração, meditação, yoga e a própria atividade física pode ajudar a aliviar os efeitos. O mais indicado é buscar ajuda de um profissional de saúde mental.