Estudos comprovam que a dieta mediterrânea pode nos ajudar a ter uma vida mais longa e saudável.
Esses alimentos são em sua maioria de origem vegetal e incluem grãos integrais, azeite de oliva, frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas, ervas e especiarias. Também abrange peixes, aves e laticínios em quantidade menor. A Água é a bebida principal.
Embora a dieta mediterrânea não seja proibitiva, de modo geral, ela abrange algumas categorias de alimentos a serem evitados: açúcar acrescentado aos alimentos, carnes processadas, grãos refinados, óleos refinados e outros alimentos altamente processados.
Segundo estudos, a Dieta Mediterrânea, pode ajudar a prevenir a depressão.
Benefícios da Dieta Mediterrânea:
1. Aumenta a expectativa de vida - O principal fator benéfico, acreditam os cientistas, é o fato de que essa dieta inclui uma enorme quantidade de antioxidantes, que atrasam o envelhecimento das células.
2. Evita problemas cardiovasculares.
3. Ajuda a prevenir certos tipos de câncer - É uma dieta excelente contra o risco de determinados tipos de câncer, como o de próstata, o de mama e o de cólon.
4. Equilibra os níveis de glicose no sangue - reduz o risco de diabetes tipo 2.
5. Diminui o risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e Parkinson. Isso se deve especialmente ao tipo de gordura presente nos alimentos consumidos, assim como aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios desses alimentos. O aporte de polifenóis em nosso corpo, que ocorre devido a essa dieta, ajuda ainda a melhorar as funções cognitivas e a memória.