Blog

O ronco pode ser um sinal de alerta para um distúrbio do sono, como a apneia obstrutiva do sono, uma condição que pode causar uma pausa na respiração durante a noite. Alguns fatores contribuem para o ronco:

Álcool

O álcool no final do dia pode relaxar seu corpo e aliviar o seu cansaço, porém relaxa também os músculos das vias respiratórias, o que pode levar ao ronco excessivo.

 

Obstrução nasal

Se você é alérgico, tem um desvio do septo, adenoides ou amígdalas grandes, está com refluxo descontrolado, isso pode contribuir para o ronco, devido ao esforço feito para respirar. O otorrino pode avaliar e tratar essas obstruções.

 

Posição de dormir

Ao dormir de barriga para cima, há uma tendência natural para que a mandíbula e a língua caiam ao fundo da garganta, fazendo uma obstrução no fluxo aéreo. Dormir de lado ajuda a reduzir o ronco.

 

Peso corporal

O excesso de peso corporal pode levar a uma quantidade maior de gordura ao redor do pescoço limitando o fluxo de ar nas vias aéreas.

Mantenha um peso saudável.

Problemas na tireoide

O hipotireoidismo pode alterar as vias aéreas levando dificuldade para respirar durante o sono.

 

Idade

O ronco é mais comum à medida que envelhecemos, por causa do aumento da flacidez nos tecidos flexíveis do corpo. A boa notícia é que cantar pode ajudar....vamos soltar a voz.

 

Cuide-se! Um abraço

Dra Laís