Blog

A Paralisia do sono é uma condição em que o cérebro desperta, porém os músculos continuam dormentes. Mas calma, tem uma explicação!

 

A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda do estado de sono , o indivíduo tem consciência de estar acordado, porém não consegue se mexer.

 

Os episódios de paralisia do sono costumam ser autolimitados, não deixam sequelas e duram cerca de minutos, embora sejam bastante assustadores e pareçam ser muito mais longos.

 

Quando dormimos, o cérebro desativa algumas de nossas funções motoras e dessa forma, durante o sono o corpo passa por uma ausência de tônus muscular, porém o coração e os músculos responsáveis pela respiração continuam funcionando.

 

Quando o cérebro desperta antes da recuperação do tônus muscular é neste momento que a paralisia se torna angustiante, pois a pessoa pensa que está morrendo.

 

Alguns hábitos e condições que podem favorecer a paralisia do sono:

 

- Não dormir o suficiente;

- Abusar de remédios ou substâncias psicoativas;

- Sofrer de estresse ou outras condições mentais.

 

O sintoma mais comum inclui a percepção de estar acordado, consciente e ouvindo tudo o que se passa ao redor, mas sem conseguir se mexer, mas pode ocorrer também:

 

1. Alucinações sonoras ou visuais;

2. Presenças ameaçadoras;

3. Sensação de “sair do corpo”;

4. Dificuldade para respirar;

5. Medo de estar morrendo ou de ficar assim para sempre.

 

Caso você passe por esta condição, é importante consultar um médico psiquiatra para entender melhor e receber as orientações necessárias.