A Paralisia do sono é uma condição em que o cérebro desperta, porém os músculos continuam dormentes. Mas calma, tem uma explicação!
A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda do estado de sono , o indivíduo tem consciência de estar acordado, porém não consegue se mexer.
Os episódios de paralisia do sono costumam ser autolimitados, não deixam sequelas e duram cerca de minutos, embora sejam bastante assustadores e pareçam ser muito mais longos.
Quando dormimos, o cérebro desativa algumas de nossas funções motoras e dessa forma, durante o sono o corpo passa por uma ausência de tônus muscular, porém o coração e os músculos responsáveis pela respiração continuam funcionando.
Quando o cérebro desperta antes da recuperação do tônus muscular é neste momento que a paralisia se torna angustiante, pois a pessoa pensa que está morrendo.
Alguns hábitos e condições que podem favorecer a paralisia do sono:
- Não dormir o suficiente;
- Abusar de remédios ou substâncias psicoativas;
- Sofrer de estresse ou outras condições mentais.
O sintoma mais comum inclui a percepção de estar acordado, consciente e ouvindo tudo o que se passa ao redor, mas sem conseguir se mexer, mas pode ocorrer também:
1. Alucinações sonoras ou visuais;
2. Presenças ameaçadoras;
3. Sensação de “sair do corpo”;
4. Dificuldade para respirar;
5. Medo de estar morrendo ou de ficar assim para sempre.
Caso você passe por esta condição, é importante consultar um médico psiquiatra para entender melhor e receber as orientações necessárias.